quarta-feira, 8 de abril de 2009

A válvula do Alva*



Thomas Alva Edison inventou a lâmpada elétrica incandescente, o gramofone e outros equipamentos que facilitaram o dia-a-dia. Para o rock, ele contribuiu com o díodo termiônico – também conhecido como a “válvula de Edison.” O material é composto por um dispositivo primitivo e foi determinante na criação da válvula usada nos amplificadores musicais.

Em Joinville, quatro admiradores de cubos valvulados resolveram homenageá-lo e batizaram a própria banda com o segundo nome do inventor: Alva.

O grupo foi formado em 2007 e conta com veteranos da cena de rock independente da cidade: Rafael Zimath, ex-Butt Spencer, guitarra e vocal; Lucky, Sanchez, baixo; Tiba, ex-Tormento dos Vizinhos, bateria; e Jean, ex-Fel, guitarra. A proposta da banda é fazer música inventiva e ao mesmo tempo dotada de vocais melodiosos – alguns berros, além de riffs pesados de guitarra/baixo que esquentem ao máximo as válvulas dos amplificadores. “É música cercada por paradoxos e antagonismos”, define de maneira peculiar o guitarrista Rafael.

A bagagem adquirida na participação de bandas extintas da cidade deixa Rafael à vontade para fazer uma revelação em nome do grupo. “Acho que para nós, fazer música é inevitável”, aponta. “Parece abstrato, mas talvez não seja a gente que tenha escolhido a música, mas o contrário.”

A estréia do Alva acontece no sábado, às 23 horas, no Zeppa. O conjunto divide o palco com a tradicional Os Depira no último show do ano no local. O ingresso custa R$ 5,00.

O Alva entra em estúdio no mês de novembro para gravar o primeiro disco da carreira. A banda foi contemplada no Edital de Apoio às Artes da Fundação Cultural de Joinville (FCJ). O álbum ficará pronto em março. Como o grupo é adepto de amplificadores valvulados, o material será gravado no o único estúdio com plataforma analógica do Sul do país, o Solo, de Curitiba. “Vamos gravar doze ou treze músicas para escolher quais entrarão no CD”, opina Rafael.

*Matéria publicada no Jornal Notícias do Dia em outubro de 2008
Foto: Fabrício Porto.

Nenhum comentário: