segunda-feira, 13 de abril de 2009

Rock, samba e funk*


Mercado. Banda Cultura Monstro corre atrás de patrocínio para lançar a primeira demo

A banda joinvilense Cultura Monstro finalizou as gravações da primeira demo no mês de novembro. O material possui dez músicas – oito autorais e duas versões do extinto grupo local Os Carademarte. O registro foi feito em cinco sessões no estúdio do produtor Gabriel, no bairro Boa Vista. A captação foi dividida em cinco partes: duas para o instrumental; uma para o vocal; e duas para a mixagem.

“Apesar da limitação desse tipo de gravação, nós gostamos do resultado final”, revela o guitarrista e vocalista Gustavo. “A gente foi para o estúdio pensando em registrar o maior número de músicas no menor tempo possível.”

O grupo decidiu lançar todas as músicas. A arte do álbum foi feita pelo amigo e publicitário Kelsen Santos. E, para disponibilizar o disco de forma física, o conjunto corre atrás de patrocínio para colocar o trabalho no mercado.

A capa do CD deve sair em formato de “caixinha de papelão” e vem acompanhada de um encarte. A ideia é lançar 150 cópias e vender no máximo por R$ 3,00. Outra iniciativa tem por objetivo enviar o disco para todo Brasil por meio dos Correios. “Queremos tocar em festivais e, um deles, é o Tschumistock (acontece em Rio do Sul)”, projeta.

O material não tem data para ser disponibilizado no mercado e nem previsão para um show de lançamento. Enquanto isso, o público pode conferir as músicas do disco no próximo dia 21. Na ocasião, o Cultura Monstro se apresenta no Carnarock 2009, na Sociedade Avaí, no Vila Nova. O festival começa às 21 horas e o ingresso custa R$ 8,00 – mais um quilo de alimento não-perecível.

Parceria e fim de covers

Algumas das letras que estarão no disco do Cultura Monstro têm participação do vocalista da extinta banda de punk/hardcore, Os Carademarte. Osni de Paulo é o autor da canção “Romantismo e Safadeza”. Também é co-autor em “Metralhadora”. O restante é do guitarrista e vocalista Gustavo, que teve a colaboração do baixista Marcelinho em algumas letras e melodias. Completam a formação, o guitarrista Rodris, e o baterista Ronan. Segundo Gustavo, a amizade que mantém o grupo na ativa: “Se um da banda sair, a gente desiste. Nós somos amigos, não tem graça ensaiar e tocar sem esse pensamento.”

No ano passado, o grupo tocava alguns covers, mas em 2009 a postura mudará, conforme declarou Gustavo: “Temos onze músicas próprias e esse será o repertório dos nossos shows.” O grupo surgiu em 19 de setembro de 2007 e não é apenas de rock. Nas músicas, tem espaço para o “samba/funk”, como define Gustavo.

O nome banda veio de mais uma “ajuda” de Osni de Paulo. “Ele escreveu um texto com esse título”, recorda Gustavo. “O documento aborda uma sociedade de degradação, alienação e independência tecnológica. Enfim, uma Cultura Monstro.”

*Matéria publica no Jornal Notícias do Dia em fevereiro de 2008.
Foto: Fabrício Porto/ND

Nenhum comentário: