segunda-feira, 13 de abril de 2009

Som gigante*


Banda Alva sai do convencional e grava disco em plataforma analógica

Com o objetivo de deixar o som mais “alto” que o convencional – estúdio digital –, a banda joinvilense Alva gravou o primeiro disco em um estúdio analógico de Curitiba. Aliás, o Solo é o único com essa plataforma no Sul do Brasil. E, durante dois meses, esse foi o destino de Rafael Zimath, guitarra e vocal; Jean Douat, guitarra e vocal; Luís Stephan Filho, o Lucky, baixo e vocal, e Tiago Fiuza, o Tiba, bateria e vocal.

Segundo Zimath, a intenção era registrar as músicas de acordo com os grupos internacionais que os influenciaram. “Queríamos um som cheio, grande, como acontece lá fora”, destaca. “A sensação de quem ouve no sistema analógico é maior, mais alto. São nove decibéis acima do normal.” Lucky segue a mesma linha: “Agora começou a soar como as bandas que a gente sempre ouviu.” Para ele, todas as gravações que participou até então foram forjadas. Além do Alva, Lucky toca no Sanchez’ e mantém carreira solo em um projeto chamado Lucky e os Bisnagas.

Como a captação foi no Paraná, os quatro se desdobraram para finalizar em 60 dias. Nos dois primeiros fins de semana foram gravados o baixo e a bateria. Segundo Lucky, tudo foi feito numa levada só. “Não podia errar ou parar no meio da música, pois era tudo ao vivo.” Para Zimath, o processo foi trabalhoso. “Exige mais tempo e mais do músico”, confessa. A guitarra, a bateria e os vocais foram captados no restante do tempo. Zimath e Jean tiraram 15 dias de férias para acelerarem suas partes.

O registro foi feito em quatro fitas – cada uma custou R$ 500,00. Três delas foram reutilizadas, pois haviam sido gravadas apenas uma vez. A outra veio do Rio de Janeiro. Conforme Zimath, é difícil encontrar o material. Para dificultar o registro, cada rolo tem 15 minutos de duração. Porém, a compensação veio nos equipamentos raros disponibilizados pelo Solo. A Alva também levou suas “relíquias”. No final, juntou o útil ao agradável.

Durante a captação, o grupo teve a ajuda do engenheiro de som, Victor França; do produtor Gabriel Vieira, que auxiliou nos arranjos de cordas e pianos; e do produtor Anderson Dresch, que colaborou nos vocais.

Disco será lançado em abril

O material ainda não foi batizado, mas será lançado em abril com a realização de um show. Como o álbum foi contemplado no Edital de Apoio às Artes de 2008, a contrapartida será feita em quatro escolas da rede municipal de ensino por meio de workshops. “Estamos acertando os detalhes”, esclarece Zimath.

Com o disco em mãos, o Alva pretende divulgá-lo na internet e também repassá-lo para distribuidores de todo o Brasil. Com isso, a intenção é viajar e fazer shows, mas não bancar tudo do bolso e, quem sabe, manter uma carreira estável como a do Garage Fuzz – banda de hardcore –, que consegue conciliar trabalho e banda, conforme defendeu Zimath.”

Serviço. Música
O quê: Lançamento de disco do Alva
Contato: 9977-9978 / www.myspace.com/alvasounds

*Matéria publicada no Jornal Notícias do Dia em janeiro de 2009.
Foto: Fabrício Porto/ND

Nenhum comentário: