segunda-feira, 13 de abril de 2009

Música plástica*


Projeto do músico e artista plástico, Adriano Horn, o Jésus, foi retomado em 2007

Simples. Essa foi a intenção de Adriano Horn, o Jésus, ao batizar seu projeto musical após sair da banda joinvilense de punk/hardcore A77, em 1997. Na época, a influência do músico vinha de outras vertentes do rock como, o guitar – estilo bastante difundido na década de 90 –, com destaque para o grupo Sonic Youth.

Jésus precisava de outros integrantes para compor o conjunto e começou por Sergio Beckert – atual baterista do Ursulla – que assumiu uma das guitarras. Para a bateria, chamou Rauli. E, para completar a formação, convidou o baixista Gugue.

Após alguns shows entre 1997 e 99, o Simples ficou estagnado e deu lugar a outros projetos de Jésus. O primeiro foi o Plástico e, em seguida, o 15 Minutos. Esse último foi montado apenas para uma apresentação de um trabalho quando ainda cursava
Artes Visuais, na Univille. “Nós tínhamos uma música chamada ‘Evolução Musical’”, destaca. “A canção tinha quinze minutos”, sorri.

A iniciativa foi além da sala de aula e o grupo se apresentou durante alguns intervalos na instituição. No período, é claro, de 15 minutos. Depois, fizeram shows em festas da faculdade. E, por fim, Jésus integrou o Ambulantes – começou na bateria e passou para a guitarra.

Em 2007, resolveu reativar o Simples e para a retomada chamou o tecladista Nino que também faz a base do baixo no instrumento. A bateria nunca teve componente fixo e, atualmente, o posto é ocupado por Fernando Dall’Acqua, o Sapo. No entanto, antes dele, a banda se virava com o ET 1000 – uma espécie de bateria eletrônica programada com várias batidas. “Tem até samba e ele nunca erra”, brinca Jésus.

Na atual fase, o Simples tem aproximadamente 40 músicas – 30 já foram gravadas. A captação acontece de madrugada no apartamento de Nino. Segundo Jésus, a maioria das canções são criadas e gravadas em sua casa com o auxílio do computador. Depois, o processo é refeito no estúdio. “Meus pais viajaram no fim de ano e, em uma semana, produzi o novo disco com dez músicas.”

Artista plástico

Jésus também é artista plástico e, no momento, está desenvolvendo uma técnica de luz. “Utilizo o fundo preto e também a cor como representação da luz”, aponta. Outro método usado é o grafismo em papel duplex. Nesses trabalhos, costuma desenhar cadeiras e olhos. Em relação ao último, afirmou: “Sou compulsivo por esse tipo de símbolo.”

Serviço
O quê: Banda Simples
Contato: adrianohorn8@hotmail.com

*Matéria publicada no Jornal Notícias do Dia em janeiro de 2009.
Foto: Fabrício Porto/ND

Nenhum comentário: