segunda-feira, 6 de abril de 2009

“Tem que dançar dançando”*


DJ Vigas prepara clipe para divulgar trabalho e difundir discotecagem funk/groove em Joinville

Guitarrista da banda Medíocres e DJ de trance. É mais ou menos por aí que se resume os dez anos de trajetória musical do joinvilense Leandro Mendes, o DJ Vigas. Mas, não é só isso. A inquietação faz parte de sua personalidade e, atualmente, discoteca funk, groove e dub; toca percussão na banda de reggae Adamaoua; mantém um projeto duo que envolve guitarra, sintetizador e percussão e, para finalizar, está produzindo o clipe de uma música própria, batizada de “Tem que dançar dançando.”

A idéia de fazer um clipe surgiu devido a pós-graduação em cinema que está sendo realizada em Curitiba. A iniciativa foi colocada em prática no último Festival de Dança. Na ocasião, foram usadas duas câmeras e o ator Guilherme Fernandes, ex-Malhação, interpretou o personagem que dançava ao seu modo e pedia dicas aos participantes do Festival para melhorar o desempenho. O vídeo continua em um sebo, mas essa parte não foi gravada por falta de verba. “A intenção é transportar o pensamento para o vinil e dar um efeito de volta no tempo.”

A música “Tem que dançar dançando” é um sampler de Jorge Ben Jor e não está pronta. “Falta colocar metais e percussão”, avisa o DJ Vigas. A intenção é deixar tudo pronto até o final do ano para fazer o lançamento no início de 2009. A divulgação será feita por meio do You Tube e Myspace, mas não pára por aí: “vou divulgar em todos os meios possíveis pois o clipe pode abrir portas.” Além da canção do vídeo, ele possui mais sete músicas autorais.

Estilo pouco explorado

A discotecagem funk/groove é bastante difundida em Curitiba e São Paulo. Conforme o DJ Vigas, se destacam os DJs paranaense Schasko e o paulista Soneca. O último tem um projeto chamado de Trotter. Segundo ele, a intenção é aproveitar o momento e trazer para a cidade esse tipo de festa. “Estou com um projeto chamado grooville e pretendo colocá-lo em prática em breve”, projeta.

Na opinião dele, a mudança de estilo foi em virtude de criação. “Eu estava cansado de discotecar música dos outros (trance) e essa parte funk/groove dá para explorar legal”, compara. Ele iniciou nas pick ups em 2001 com o set voltado ao trance. De 2007 para cá, passou a aprimorar-se no estilo funk/groove.

O funk e o groove são bastante explorados por artistas e bandas brasileiras. E, para seguir nessa linha, o DJ Vigas utiliza samplers nacionais e acrescenta um pouco de outros estilos. “Tem uma música que tem um trecho do Cordel do Fogo Encantado”, explica. “Também tem Nação Zumbi no repertório, além de maracatu.”

As músicas do DJ Vigas estão disponíveis no site: http://www.myspace.com/djvigas. As canções podem ser solicitadas pelo e-mail: leandrommendes@gmail.com. O endereço também serve para contato de shows.

O quê: DJ Vigas (funk/groove)
Onde: http://www.myspace.com/djvigas
Contato: leandrommendes@gmail.com e 9181-6823

*Matéria publicada no Jornal Notícias do Dia em agosto de 2008.
Foto: Joyce Reinert/ND

Nenhum comentário: