quarta-feira, 15 de abril de 2009

Cheios de atitude*


Diferenciais. Banda Lost in the Box, que se destaca pelas músicas autorais em inglês, coloca segunda demo no mercado

Um misto de hardcore e new metal, com vocais melódicos e berrados. Esta é a proposta da banda joinvilense Lost in the Box, que está colocando no mercado a segunda demo. O material tem três músicas e foi gravado nos dois primeiros meses do ano, no Nico’s Studio, em Curitiba. O lançamento do disco ocorreu no Festival Teoria do Caos, no dia 4 de abril, em Joinville.

O grupo surgiu em 2005, como resultado do gosto musical de Gustavo (vocal e guitarra), Rodrigo (guitarra), Felipe (bateria) e João (baixo). Os quatro costumavam se encontrar por acaso nos mesmos lugares. A afinidade resultou na banda, que hoje tem 30 músicas próprias, todas em inglês. O idioma já foi dilema no estilo no Brasil, mas, pela facilidade de encaixar a letra ou por opção mesmo, o Lost in the Box se mantém longe do português.

Outro diferencial são as 30 músicas autorais. “Nós nunca piramos em tocar cover”, diz o baixista João Simas. Apesar do posicionamento – ou por causa dele –, João destaca a dificuldade em conseguir espaço na cidade para músicas autorais, ainda mais cantando em inglês. “Tem muitas bandas que só tocam covers e são superestimadas”, afirma. “Não desmerecendo nenhuma delas, mas acho que é muito melhor valorizar o som que nasce aqui, legitimamente joinvilense.” O grupo também não se prende a um estilo musical. “Tocamos o que temos vontade.”

As influências chamam atenção. Não é apenas rock pesado como, o death metal. O gosto dos quatro integrantes vai do samba à música clássica. E essa mistura de estilos é mantida com força de vontade, amor à música e amizade entre os componentes, conforme aponta o baixista João.

Espaço na cena

Antes de gravar a segunda demo, o Lost in the Box não se apresentava constantemente. Porém, com o novo trabalho, o grupo passou a receber convites. Mas não foi só isso. No ano passado, o conjunto organizou o Festival Rock Paulera, no Funil, e a entrada foi gratuita. O evento deu visibilidade à banda que começou a ganhar espaço na cena de rock independente de Joinville.

E essa é a intenção do grupo, fazer shows em todos os locais possíveis, como apontou o baixista João: “Tocar é a coisa que a gente mais ama e levar isso para frente é um sonho comum entre nós quatro”.

João acredita no potencial da cena de Joinville e defende que para se chegar a algum lugar, é preciso querer. Segundo ele, o Festival Linguarudos é um exemplo de união das bandas e essa atitude só tem a acrescentar no contexto. Mas, para isso, o público também precisa prestigiar os conjuntos locais.

Serviço. Música
O quê: Lost in the Box (lançamento da segunda demo)
Quanto: R$ 5,00
Contato: 9119-0199 / 8844-7455 ou lostinthebox@gmail.com

*Matéria publicada no Jornal Notícias do Dia no dia 14 de abril de 2009.
Foto: Rogério Souza/ND

Nenhum comentário: