segunda-feira, 13 de abril de 2009

Fim de semana de Tschumistock*


Fevereiro da Silva, Ursulla, Karadura e Old Machine representam Joinville no Tschumistock, em Rio do Sul

Nove bandas abriram ontem o Tschumistock 2008, em Rio do Sul. O festival prossegue hoje e amanhã com a participação de 20 grupos. O evento acontece há 13 anos e é considerados um dos mais importantes de Santa Carina. Os conjuntos Fevereiro da Silva, Ursulla, Old Machine e Karadura Blues Brothers representam Joinville e sobem ao palco hoje.

O Fevereiro da Silva se apresentou pela primeira vez em Rio do Sul no mês agosto e retorna para continuar divulgando o EP Funil, lançado no primeiro semestre. O grupo mescla rock com metais e abre os shows ‘joinvilenses’, às 17 horas. Uma hora depois, o Ursulla mantém a ‘cidade’ no palco e mostra para os rio-sulenses o som simples que a caracterizou – guitarras frias e melodias marcantes. O primeiro disco do conjunto estará disponível em março.

Na madrugada de domingo, às 2 horas, o Old Machine colocará o galpão de shows abaixo com o rock pesado que os consagrou no Estado, principalmente após o lançamento do primeiro disco apoiado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec). Em seguida, às 3 horas, o Karadura Blues Brothers abaixará a poeira e recolocará os pilares no lugar por meio do tradicional blues feito pela banda.

Além dos grupos joinvilenses, o Tschumistock apresenta outros destaques, entre eles, Liss, Dramaphones, Costeletas e Apicultores Clandestinos, de Rio do Sul; Lenzi Brothers, de Balneário Camboriú; Variantes, de Chapecó; Dissonantes, de Curitiba; Parachamas, de Blumenau; e Euthánasia, de Florianópolis. A banda da capital tem mais de dez anos de punk/hardcore e está fazendo a turnê de despedida em 2008.

A primeira edição do Tschumistock foi realizada em 1995 no sítio da família Tschumi. O evento foi organizado por um grupo de amigos nos moldes do Woodstock. O objetivo era oferecer lazer e diversão para os jovens da região. A iniciativa deu certo e o Tschumistock é um dos mais importantes do Estado.

*Matéria publicada no Jornal Notícias do Dia em novembro de 2009.
Foto: Isa Boettcher

Nenhum comentário: