segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Esporro em Joinville


Livro sobre a cena musical independente será lançado na quarta-feira, no Bar Pixel

Assessoria de Imprensa

Durante a década de 90, a cena musical independente nacional (já foi batizada de indie, alternativa, underground, entre outros) viveu uma grande movimentação, antes da popularização do computador, surgimento da internet e todas as facilidades que os meios digitais trouxeram. No começo daquela década, músicos iniciantes gravavam suas músicas em fitas cassete – conhecidas como demos –, divulgadores da cena editavam fanzines impressos em fotocópias e o público se comunicava com estes músicos e fanzineiros por meio de cartas.

Neste ano, o músico, jornalista e agitador cultural, Leonardo Panço, do Rio de Janeiro, resolveu eternizar aquele período ao editar e lançar o livro “Esporro”. A obra retrata o underground no Brasil com pontos de vista particulares e muitas histórias sobre os envolvidos neste cenário. Em especial, as bandas de rock que permaneceram nos subterrâneos (Zumbi do Mato, Soutien Xiita e Kamundjangos) e as que alcançaram o estrelato (Planet Hemp, Raimundos, Los Hermanos e Pato Fu).

Teaser do Livro Esporro

Esporro from Esporro on Vimeo.



“Esporro”

Nascido na capital fluminense, Leonardo Fernandes Cardoso, vulgo Panço, é jornalista. Porém, ficou mais conhecido como guitarrista das bandas Soutien Xiita e Jason. Com a última, lançou alguns álbuns e fez diversas turnês – três delas na Europa. Também editou fanzines e montou um selo chamado Tamborete, que lançou CDs, DVDs e seus livros.

Mauro Pimentel/Divulgação

Leonardo Panço lança o livro "Esporro" no Bar Pixel

“Esporro” é a terceira obra de sua autoria e foi escrita em quatro dias de um feriado de Carnaval. “O livro fala sobre as esperanças da juventude, cair na estrada, tocar, compor e viver o sonho do rock com alguns amigos”, comenta o autor. “É muito comum nos Estados Unidos os escritores fazerem turnês promocionais. Mestres do punk rock como Jello Biafra, Henry Rollins e Michael Board fazem. Resolvi fazer também”, conclui.

Em Joinville, o lançamento do livro “Esporro” será na Rock Party Especial. O evento acontecerá na quarta-feira (5), às 21 horas, no Bar Pixel. O ingresso consumação custa R$ 5,00. A organização é do Circuito Fora do Eixo e conta com o apoio do Bar Pixel e Festival Linguarudos. A casa fica na rua Almirante Jaceguay, 167-D, bairro Santo Antônio. Informações: twitter e facebook.

Serviço
O quê: Lançamento do livro “Esporro”
Quem: Escritor Leonardo Panço
Quando: 5 de outubro, quarta-feira, às 21 horas
Onde: Bar Pixel (rua Almirante Jaceguay, 167-D, Santo Antônio)
Quanto: R$ 5,00 (consumação)
Contato: 3029-5577

Nenhum comentário: