quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Tem de tudo um pouco

Diego CWB/Divulgação


O trabalho da Banda Gentileza é fruto de uma proposta sonora sem amarras. Costura valsa, samba, bolero, referências do leste europeu e música caipira com o fio condutor do rock. A miscelânea feita pelo sexteto curitibano tem ingredientes como violino, concertina, cavaquinho, viola caipira, naipe formado por saxofone e trompete, além de baixo, bateria e guitarra.

Tudo isso começou a ser construído em 2005, com o lançamento de um EP gravado ao vivo no projeto A Grande Garagem que Grava. O mesmo projeto foi o responsável pelo segundo registro da banda, lançado em 2007 e que vem com um brinde especial: uma raspadinha que pode render R$ 15 mil ao comprador. Foi esse EP que tornou a banda mais conhecida e chamou a atenção do premiado produtor carioca Plínio Profeta, vencedor do Grammy Latino pela produção do disco Falange Canibal, de Lenine. Em 2009, Plínio veio a Curitiba para gravar o primeiro álbum da Banda Gentileza, com lançamento no mês de novembro.

Percurso

A primeira apresentação da banda foi em uma sala de cinema na Cinemateca de Curitiba. O show fez parte da cerimônia de encerramento do II PUTZ, o Festival Universitário de Cinema e Vídeo. Com “letras acima da insipiente média nacional e melodias interessantes” (Marcos Canônico - Folha de S. Paulo), a Banda Gentileza passou a chamar a atenção na cidade. Participou dos principais festivais e foi campeã do Curitiba Rock Fight, um concurso de bandas que reuniu alguns dos melhores grupos da nova geração do rock curitibano.

Em 2007, interessada no intercâmbio de referências e estilos, criou o projeto Gentileza Convida, que trouxe bandas de outros estados para shows mensais em Curitiba. Participaram os Supercordas (RJ), Instiga (SP), Apanhador Só (RS), Inplastika (SP) e Pärächämäs (SC). A banda também entrou com duas músicas na trilha sonora do filme “Heróis da Liberdade”, do cineasta Lucas Amberg, lançado em 2008. O mesmo ano foi dedicado a apresentações fora de Curitiba, assim como 2009, com shows quase mensais em São Paulo.

A Banda Gentileza fechará a noite de sábado.

Formação

Heitor Humberto – voz, guitarra, violino, cavaquinho
Emílio Mercuri – guitarra, viola caipira, ukelele, violão e voz
Garapa Perin – baixo, concertina e voz
Diogo Fernandes – bateria
Artur Lipori – trompete, guitarra e baixo
Tetê Fontoura - saxofone e teclado


Site oficial: www.bandagentileza.com.br
Myspace: www.myspace.com/bandagentileza
Twitter: www.twitter.com/bandagentileza
Trama Virtual: www.tramavirtual.com.br/banda_gentileza

Nenhum comentário: