quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Já faz algum tempo



O Zander é formado por cinco caras que estão na batalha do underground há tempos, mas não deixam que isso se transforme em acomodação. Muito pelo contrário. Gabriel Zander (vocal e guitarra), Gabriel Arbex (guitarra e voz), Philippe Fargnoli (guitarra e voz), Gustavo Tolhuizen (baixo e voz) e Leonardo Mitchell (bateria) se recriam a cada CD ou SMD ou clipe ou single. E toda essa (re) criação tem como quartel-general o Estúdio Superfuzz, no Rio de Janeiro. É lá que eles gravaram, mixaram e masterizaram o segundo EP, “Já Faz Algum Tempo”.

Assim como o anterior (“Em Construção”, de 2008), o registro é o tipo de disco que você gosta mesmo antes de ouvir. A “culpa” é do criativo projeto gráfico assinado por Leo Vilas. A introdução do CD avisa que quem não se atualiza, fica pelo caminho. Ao longo da bolachinha lançada em 2009, você percebe que isso não é da boca para fora. “Já Faz Algum Tempo” agrada os fãs de Dead Fish, Noção de Nada e Deluxe Trio, mas, ao mesmo tempo, mostra que o hardcore é apenas uma das referências dos caras.

Bil sabe variar o tom de voz, independente do peso e da velocidade das músicas. As três guitarras (são só três mesmo?) deixam o som encorpado e mostram que o Zander pode ocupar várias prateleiras na seção de rock. Isso tudo tem como base a competente cozinha formada pelo baixo de Guta e a bateria de Léo.

Fechando a tampa, te conto o motivo pelo qual topei escrever esse release: os showzaços que vi do versátil quinteto no pequeno palco da Drinkeria Maldita e no histórico Circo Voador, ambos no Rio de Janeiro. Ao vivo, o Zander mostra a sua verdadeira cara! Não perca!

O Zander é a última atração de sexta-feira.

*Texto redigido por Julio Barbosa (Oi FM - Setembro/ 2009)

Nenhum comentário: