sexta-feira, 31 de julho de 2009

Único universo*


Diferente. Bela Infanta lança CD demo com quatro músicas e cria uma "sonoridade soturna"

O único universo que importa para a banda joinvilense Bela Infanta é a construção melódica das canções. O grupo é alheio à presença de palco e abomina visuais estranhos (modernos). O posicionamento não é uma espécie de marketing, pois realmente o conjunto preza pela suavidade nas músicas e a aparência simples – às vezes chega a ser introspectiva.

“Nosso propósito é criar uma sonoridade um tanto soturna”, revela o guitarrista Israel Rolim. “Para isso, as letras são focadas no cotidiano que, na maioria das vezes, passam despercebidas pelas pessoas.”

O retrato dessa postura ganhou vida após Deyvis Joenck (vocal e teclado) e Israel Rolim (guitarrista) saírem do Dose do Dia com o intuito de levar adiante algumas idéias deixadas de lado no ex-conjunto. Para isso, chamaram Marcelo Casas (bateria) e Stenio (baixo), e formaram o Bela Infanta em dezembro de 2007.

Dois meses depois, o grupo gravou uma demo com oito músicas no estúdio de Gabriel Vieira, no Boa Vista, e disponibilizou metade das canções no mercado. “Lançamos o CD com as quatro músicas que consideramos mais importantes”, assegura o vocalista e tecladista, Deyvis Joenck.

Não houve show de lançamento e o Bela Infanta aproveitou o Festival Carnarock, em fevereiro, para oferecer o material ao público. As quatro canções apresentam fortes influências do rock da década de 80, com destaque para New Order, The Cure, Joy Division, Cocteau Twins, Slowdive e The Daysleepers. “Analisando os elementos contidos em cada música, estamos dentro de um estilo que surgiu no fim dos anos oitenta, o ‘shoegaze’”, resume Israel.

Internet projeta o grupo

O Bela Infanta não se apresenta desde março e o empecilho ocorre devido ao trabalho dos integrantes. “Algumas vezes não ensaiamos e também não há muitos lugares disponíveis para tocar”, explica Israel. “A cena é carente de melhores ambientes e de mais investimentos”, completa Deyvis.

Se a cena tem problemas, a internet não. Prova disso, é que Deyvis está surpreso com a repercussão no Myspace. Segundo ele, o grupo recebeu uma grande quantidade de acessos em um curto espaço de tempo. Israel concorda e agradece a relevância da internet para o meio: “A vida do músico ou da banda é infinitamente mais versátil.”


*Matéria publicada em 30 de julho no Jornal Notícias do Dia.
Foto: Divulgação/ND

Um comentário:

Stenio disse...

Ficou legal a matéria. mto bom mesmo valew!