quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Cassim & Barbária, a banda mutante

Flavio/Válvula Rock/Divulgação


Cassim & Barbária nasceu do projeto solo de Cassiano Fagundes, vocalista e guitarrista da banda curitibana de folk rock Bad Folks. Ele também foi o responsável pelo Magog, banda que nos anos 90 recebeu elogios de Jack Endino, produtor do Nirvana e Mudhoney. Em Florianópolis, Cassim se juntou no começo de 2008 a Eduardo XuXu (renomado produtor do sul do país e ex-guitarrista da Pipodélica) e mais tarde, Guilherme Zimmer (ABesta e Ambervisions). Em pouco tempo, as três cabeças trabalharam as músicas de Cassim, transformando as elogiadas canções de seu EP Ready em músicas cheias de referências diluídas ao Soul, ao Krautrock alemão e experimentalismos, com duas baterias, solos de “harsh noise” e pegadas grudentas.

Cassiano já havia produzido o videoclipe para “Libertaria”, que foi selecionado pela Mostra de Videoclipes no SESC da Agência Alavanca. Feito de maneira totalmente independente e destacado por sua criatividade, com o clipe ele estreou a série de vídeos produzidos pela própria banda. O próximo foi o de “Catastrofismo”, dirigido pelo artista brasileiro baseado em Nova Iorque Cleverson Oliveira. A canção inspirada no livro “Breve História de Quase Tudo” de Bill Bryson. Feito com baixo orçamento ele ganhou grande rotatividade na internet e em vários canais de TV, como a MTV Brasil.

Em setembro de 2008, Cassim & Barbária estreou ao vivo, com shows em São Paulo, Curitiba e Florianópolis. Em seguida, participou dos festivais Floripa Noise e Demosul, este em Londrina. Começou na época a ser citado em jornais, revistas especializadas e blogs como uma das grandes novidades do rock independente brasileiro. Em Outubro, Cassim lançou no YouTube o mini-documentário Nibiru, que mostra a transformação do EP que gravara sozinho em um show com a Barbária.

No mês de outubro, Cassim & Barbária também recebeu convites para tocar nos festivais South By Southwest, em Austin, Estados Unidos, e Canadian Music Week, em Toronto, Canadá. A partir dessas datas, a banda programou uma turnê de 35 dias nos dois países, com o apoio financeiro e logístico da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina. Além disso, assinou contrato com o selo americano BNS Sessions, com o qual lançou disco homônimo nos EUA e também no Brasil, aqui, pela lendária midsummer madness.

Em Março de 2009, o grupo viajou 11 mil KM de van pela América do Norte, em exitosa tour de 13 shows em cidades como Nova York, Washington DC e Montreal e Toronto, além de participar dos citados festivais.

Ao voltar, o combo concluiu as gravações de um DVD que, além de documentar sua primeira viagem internacional, mostra os detalhes de como a banda brasileira planejou e executou esse projeto praticamente por si. Em setembro, o grupo voltou ao Canadá como uma das atrações brasileiras expoentes das novas tendências musicais a convite do prestigiado Pop Montréal para apresentações naquela cidade e em Toronto.

De volta ao Brasil, Cassim & Barbária passou a ser pauta constante das principais publicações culturais e musicais do país. Cumpriu também extensa e extensa agenda nos principais festivais de música nacionais do segundo semestre, já como headliner de eventos do porte do Goiânia Noise, Festival Calango (Cuiabá) e o Festival Dosol (Natal), além de excursionar por outras capitais.

No ano de 2010, o combo ainda fez parte do Conexão Vivo, apresentando-se em praça pública em Belo Horizonte no projeto de circulação e difusão nacional patrocinado pela empresa de telefonia móvel de mesmo nome, foi capa da Revista Dinamyte (histórica publicação de música brasileira) e lançou e divulga o DVD produzido um ano antes, "Cassim & Barbária - na estrada, no estúdio". Por fim, no segundo semestre, gravou seu primeiro LP (a ser lançado pela midsummer madness numa dobradinha com Monstro Discos no início de 2011), apoiado oficialmente, fez uma inédita tour de 9 datas dentro do território catarinense, ampliando a difusão de sua música no seu estado e iniciando a forja de um circuito estadual independente. Agora, planeja o lançamento do disco e sua terceira tour americana para abril de 2011.

Caracterizada por ser uma "banda mutante", Cassim & Barbária tem atualmente a inusitada formação de quarteto com 3 guitarras e 1 bateria/efeitos.

Cassim & Barbária é atração do Festival Linguarudos 2010

Nenhum comentário: