sexta-feira, 5 de junho de 2009

Futuro de olho no passado*



As expectativas na cidade em torno do álbum de estreia do Alva, batizado de “Saudade do Futuro”, terminaram no sábado (23), com o lançamento do material no Don Rock, na Via Gastronômica. O público compareceu em grande número e provou que é possível manter uma cena regular de música independente na cidade.

A noite começou com o DJ PHC comandando as pick-ups e soltando clássicos do rock ao lado do palco. Enquanto os vinis se encaixavam na agulha, o tablado ficou em segundo plano. Porém, quando Helliot Jr (bateria e backing vocal), Milton Mills (vocal e guitarra), Evandro Vieira (contrabaixo) e Clayton Galanti (guitarra) começaram o show, as atenções se voltaram para o Blasè que está divulgando o EP virtual, lançado em setembro e à disposição do público no Myspace

A medida que o quarteto tocava as músicas do EP, a plateia não tirava o olho da banda. Destaque para “Tanto Faz”, “Noite”, “Ficar Só”, “Primeiro Andar” e “Pirâmide”, além de “H”, praticamente um hit. Também houve espaço para um cover do Legião Urbana e outro do The Doors. Para coroar apresentação, o grupo tocou duas novas canções: “Dois de Copas (Deixer Sangrar)” e “Dinamite”.

O palco “sobreviveu” e se manteve intacto para o lançamento do “Saudade do Futuro”, do Alva. Enquanto Zimath (guitarra e vocal), Tiba (bateria), Lucky (baixo) e Jean (guitarra) se preparavam para colocar no mercado o disco de estreia, o DJ PHC continuava abastecendo as pick-ups com uma coleção de dar inveja. Em certo momento, até acalmava a plateia que se abarrotava em frente ao para-peito do tablado.

Válvulas quentes



Com o aval de Thomas Alva Edison – autor do diodo termiônico, mas conhecido como a “válvula de Edison" – que “cedeu” o segundo nome para a banda devido a ligação com a invenção, o quarteto abriu a apresentação com “Intro”. A canção pegou os desavisados de surpresa devido à calmaria.

As válvulas esquentaram e “Desista” acabou com a tranquilidade. Na sequencia, “Sonata para Samsa” – contou com a participação de Jean Sabatovicz no teclado – e “Retromotor” deixaram o público sem respirar. O oxigênio veio em “Auto-Exílio”, mas foi por pouco tempo, pois “Deixe sangrar”, “Trilha sonora para uma fuga” (não está no dico) e “Breed”, cover do Nirvana, provocaram delírios na plateia.

O show prosseguiu com “Carta de Intenções” (também não está no álbum), “Nimbo”, “Devaneio” – cantada por Lucky, “Dançando sobre o abismo”, “Valsa do Fim” e “Acordei Bemol”.

Cheia de antagonismos

Saudade do Futuro teve a tiragem de mil cópias e será vendido por R$ 15,00. O material foi aprovado no Edital de Apoio às Artes 2008 da Fundação Cultural de Joinville (FCJ).

O nome sugestivo para o álbum tem vários significados e um deles é o próprio paradoxo da designação. A explicação é simples, pois musicalmente o Alva é uma banda cheia de antagonismos. No “Saudade do Futuro”, a gravação é retro, mas banda está longe de soar como grupos do passado, apenas pega referências nas décadas de 60, 70, 80 e 90, e acrescenta às músicas que, a todo instante, deixam entender que precisam entrar em ebulição.

Por falar no disco, uma mostra do CD está no Myspace da banda desde o dia 18 de maio quando o grupo liberou as canções “Acordei Bemol/Diminuto”, “Desista”, “Sonata para Samsa”, “Retromotor”, “Deixe Sangrar” e “Auto-exílio”. As outras cinco também estarão à disposição dos usuários futuramente.

Serviço. Música
O quê: “Saudade do Futuro”, disco de estreia do Alva
Onde: Rock Total, Discolândia e Livrarias Curitiba.
Quanto: R$ 15,00
Contato: 9977-9978 ou rzimath@pop.com.br

*Matéria publicada no Jornal Notícias do Dia em 28 de maio de 2009
Foto: Fabrício Porto/ND

Nenhum comentário: