sexta-feira, 1 de maio de 2009

Difundindo a cultura*


Em Família. Rafaela (E), Maria Eduarda e Pierre produzem o blog Cidade Cultural

A vontade de divulgar a cultura em Joinville resultou no blog Cidade Cultural. O site é mantido há dois anos pelo publicitário Pierre Silveira, 43 anos, e pelas filhas Rafaela Silveira, 15, e Maria Eduarda Silveira, 12. O conteúdo é gerado pelos três, mas também há ajuda externa de pessoas que têm os mesmos anseios.

Esse auxílio acontece por meio do e-mail do blog: cidadecultural@gmail.com. No endereço, os três filtram as informações e, em seguida, acontece um trabalho de redação de jornal impresso. O texto é elaborado e depois passa por uma edição antes de ser publicado. O processo é bem democrático. “Ele (Pierre) pede a gente ver se não tem erro de português”, explica Maria Eduarda. “O mesmo acontece quando elas fazem o texto”, completa Pierre.

Atualmente o Cidade Cultural recebe 1.600 acessos por mês e conta uma lista de e-mails com 500 pessoas cadastradas. Para o futuro, Pierre pretende criar um site e inserir o blog na ferramenta. “A intenção é continuar provocando uma conversa diária, espalhar a cultura e organizar debates”, projeta.

A ideia de manter um site com o nome Cidade Cultural vem desde 98. Na época, a internet estava engatinhando e a iniciativa não foi colocada em prática. Depois, deu o primeiro passo ao elaborar o blog Textos Urbanos. Hoje, no comando do Cidade Cultural, Pierre enumera os avanços do site: “Lançamos quatro edições impressas no ano passado, temos comunidade no Orkut e ganhamos espaço em um jornal impresso da cidade.”

Além do site, Pierre pretende ampliar os horizontes do Cidade Cultural. A intenção é buscar e divulgar a cultura nas regiões periféricas da cidade.

De tudo um pouco

Pierre chegou em Joinville no inicio da década de 80 e foi apelidado de Porto, em alusão a sua cidade natal, a capital gaúcha. Logo que chegou na Manchester Catarinense, sentiu a necessidade de fomentar a cultura devido à baixa procura da população em relação às atividades relacionadas ao meio. Conforme ele, muitas vezes seus amigos não sabiam o que acontecia na cidade.

A postura continuou e, em 1989, foi um dos criadores do programa Rock Alternativo, na radio Cultura FM – atual Jovem Pan, onde toda semana uma banda ou alguém envolvido com o meio cultural era entrevistado.

A iniciativa ultrapassava os microfones. Certa vez, Pierre viajou para São Paulo e fechou a gravação em vinil do disco do grupo joinvilense Invasão Básica. O material foi produzido pelo vocalista e guitarrista Redson, do Cólera, clássico conjunto do punk rock nacional.

*Matéria publicada no Jornal Notícias do Dia nos dias 25 e 26 de abril.
Foto: Rogério Souza/ND

Nenhum comentário: