
Os jardins internos do Museu Nacional da Imigração e Colonização ganharão projeções do VJ Vigas, domingo (19), às 19 horas, com a apresentação da “Projeção Mapeada – Organismos Públicos”. É a segunda vez que o projeto será exibido para os joinvilenses e encerra a Semana Nacional dos Museus. A entrada é gratuita.
O objetivo da “Projeção Mapeada - Organismos Públicos” é criar uma série de projeções em fachadas de prédios públicos históricos e utilizá-los como interface para performances audiovisuais. O método envolve elementos visuais gráficos e fílmicos que causam perfeita harmonia com o áudio.
Parte do projeto foi batizado de “Organismos Públicos” com o intuito de gerar vida na fachada de prédios históricos. O restante é a técnica e chama-se “Projeção Mapeada”. O processo destaca os detalhes arquitetônicos por meio de grafismos e elementos 3D. O resultado é uma percepção diferente do público por meio da linguagem visual.
O projeto “Projeção Mapeada - Organismos Públicos” foi contemplado no Mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville (Simdec), em 2011. A primeira edição da iniciativa também teve subsídio do Simdec e foi realizada no Museu da Bicicleta, em 2010. A segunda ocorreu em Jaraguá do Sul, em 2011, e a terceira, no 1º Festival Nacional de Vídeo-Projeções, na Bahia, no mês passado.
Artista audiovisual
O joinvilense Leandro Mendes, conhecido como VJ Vigas, é um artista audiovisual e acumula apresentações no Brasil, América Latina e Europa. Na Polônia, foi campeão do Videozone – torneio mundial de VJs. A competição foi realizada em 2012. Em janeiro, conquistou o título nas categorias Best Live Mapper e Pré-Production, no torneio internacional VJ Torna, no México.
Serviço.
O quê: “Projeção Mapeada - Organismos Públicos”
Quando: Domingo, 19 de maio, às 19h
Onde: Museu de Museu Nacional da Imigração e Colonização. Rua Rio Branco, 229 – Centro.
Quanto: Gratuito
Contato: 47 9181 6823 e vigasav@gmail.com